Templates by BIGtheme NET
Home » Pastoral do Serviço e Manutenção

Pastoral do Serviço e Manutenção

Origem: a Pastoral do serviço e manutenção surgiu da necessidade de realizar na Paróquia e Capelas pequenos mutirões de limpeza, capina e manutenção das estruturas físicas da paróquia. A ideia partiu do leigo Marcos, ligado ao E.C.C, que propôs ao padre a criação de uma equipe na paróquia que pudesse conjugar a caminhada de fé com um serviço concreto à comunidade. Este serviço corresponde à realização de limpeza, campina, reparos e outros, não só na paróquia e capelas, mas também destinado àquelas pessoas já idosas, solitárias ou enfermas, que precisam de uma limpeza, capina, pequenos serviços de construção ou algum reparo em suas residências. A ideia foi acolhida pelo Pe. Hélio Cordeiro, e já vem sendo posta em prática desde fevereiro deste ano (2014), com boa participação dos paroquianos.

Missão da Pastoral do serviço e manutenção: a sua atividade consistirá em duas frentes: a oração e o serviço. No que se refere à oração, os membros da Pastoral do serviço e manutenção precisam cultivar um amor profundo à Eucaristia dominical, a oração em família e a vivência comunitária. Deverá reunir-se quinzenalmente para a realização do círculo bíblico disponível na Liturgia Diária da Paulus, como momento de aprofundamento na fé e partilha da Palavra. Cada encontro de Círculo Bíblico deverá ser preparado antecipadamente por um dos membros, seguindo o roteiro proposto pela Liturgia Diária. Que estes encontros não fiquem sempre sob a responsabilidade da mesma pessoa, para que todos se sintam corresponsáveis. No que se refere ao serviço, sempre que houver necessidade, o pároco acionará o coordenador e este mobilizará a equipe para a realização do que for solicitado: capina, limpeza, pintura, construção e outros. Quanto aos dias de mutirão, evitar-se-á a realização de serviços em dia de domingo e dias santos de guarda, pois estes são dias de guarda, destinados à espiritualidade, a Eucaristia, ao louvor, a oração e ao convívio familiar e comunitário.

Natureza da missão da Pastoral do serviço e manutenção: este será sempre um trabalho de caráter voluntário, de modo que cada membro seja esclarecido que o seu trabalho é uma doação à sua comunidade, portanto isento de renumeração. Por isso, cada membro que for agregado a esta pastoral assinará livremente um termo de voluntariado, para garantir a transparência e caráter gratuito de sua missão.

Lema da Pastoral do serviço e manutenção:

“Ora et labora”

“Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27)

Estrutura da pastoral: ela deverá contar sempre com um coordenador e vice-coordenador, ambos eleitos para um período de dois anos. Para cada atividade a ser desenvolvida o coordenador designará um ou mais membros da equipe que melhor entenda do serviço para coordenar aquela atividade específica.

Pe. Hélio Cordeiro