Templates by BIGtheme NET
Home » Pároco

Pároco

PADRE HÉLIO CORDEIRO DOS SANTOS

 

Aos treze dias do mês de novembro de 1980, no Hospital São José em Posse-GO, às 00hs nascia Hélio Cordeiro dos Santos, 5º filho de uma família de 6 irmãos. Tendo por pai Ernesto Cordeiro dos Santos e por mãe Izabel Gonçalves Barreto. Foi batizado aos 31 dias do mês de novembro de 1981, na Igreja Matriz Sant’Ana, por Monsenhor José Sebastião da Costa, tendo como padrinhos Manoel Messias de Jesus e Boaventura Pereira Passos.

Recebeu a Primeira Eucaristia aos trinta e um dias do mês de outubro de 1992 na Capela Santa Luzia, das mãos do Pe. Luiz Gonzaga Evangelista, depois ter sido acompanhado pelas catequistas Nina e Neide. Foi crismado aos dezessete dias do mês de outubro de 1998 na Igreja Matriz Sant’Ana, das mãos do então bispo diocesano Dom João Wilk, depois de ter sido preparado pelo catequista José Raimundo Queirão Filho.

Cursou 1ª a 4ª série no Colégio Estadual Ernesto Antônio de Araújo, de 1988 à 1993. Foi alfabetizado pelo professor Arnaldo Vieira de Brito(In memoriam). Cursou o ginasial no Colégio Professora Josefa Barbosa Valente, do ano 1994 ao ano 1997. Cursou o ensino Médio no Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo, do ano 1998 à 2001, no qual cursou Habilitação específica para o Magistério de 1ª à 4ª série.

Antes de ingressar no seminário trabalhou em diversos trabalhos, ajudante de pedreiro, jardineiro, ajudante de oficina, faxineiro, auxiliar de serviços gerais e secretário.

Aprofundou sua experiência de fé mediante a participação em diversos seguimentos paróquiais: por dois anos na RCC(secretaria Pedro), Caminho neocatecumenal (pré-catequese), foi catequista de Crisma e grupos de oração. A participação nestes seguimentos favoreceu o amadurecimento da sua vocação já antes cultivada mediante a participação dominical na Eucaristia.

Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Abadia em Formosa aos treze dias do mês de fevereiro de 2002. Tendo como reitor o Pe. Romilson Gonçalves do Carmo. Aos dezesseis dias do mês de fevereiro de 2003, ingressou no Seminário Maior de Brasília Nossa Senhora de Fátima. No qual cursou filosofia (três anos) e teologia (quatro anos), do ano 2003 à cinco de dezembro de 2009, data em que concluiu sua formação seminarística.

Recebeu o rito de admissão às Ordens Sacras no dia 14 de dezembro de 2005 na Paróquia Cristo Rei em Formosa, das mãos do Pe. Jarbas Gomes Dourado. Recebeu o ministério de leitor no dia 26 de janeiro de 2007 na Paróquia São Sebastião em Formosa, das mãos de Dom Paulo Roberto Beloto. Foi investido no ministério de acólito no dia 26 de dezembro de 2007 na Catedral Imaculada Conceição em Formosa pelo Bispo Dom Paulo. Foi ordenado diácono da Santa Mãe Igreja no dia 06 de dezembro de 2008 na Catedral Imaculada Conceição pela imposição das Mãos de Dom Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 19 de dezembro de 2009, pela imposição das mãos de Dom Paulo Roberto Beloto, na Paróquia Sagrada Família.

Tomou posse, como pároco, na Paróquia Imaculado Coração de Maria dia 03 de janeiro de 2010, onde exerce o seu ministério até o presente momento. É professor de História da Igreja e Sapienciais no Curso Superior de Teologia da Diocese de Formosa e de doutrina no seminário propedêutico. Atualmente é membro do conselho de presbíteros e do conselho de formação.