Templates by BIGtheme NET
Home » EJE

EJE

eje Vamos entender melhor a missão do grupo de jovens EJE de nossa Paróquia em uma entrevista concedida pela coordenadora representante da equipe Idelma Izaías:

PasCom: Qual é o significado da sigla EJE e qual é a origem do grupo na paróquia?

EJE: Significa, Encontro de Jovens nas Escolas. O EJE, surgiu da necessidade de um grupo de jovens em nossa paróquia que acolhesse muitos jovens. Em dezembro de 2008, tive a ideia, juntamente com Pe. Tarcísio, de trazer o EJE, para a nossa Paróquia. Então, fiz o convite para o EJE da Paróquia São José Esposo de Maria, da Arquidiocese de Brasilia, para me ajudar nessa missão. E em Fevereiro de 2009, tivemos a nossa primeira formação, com os nossos “padrinhos”; e no mesmo ano tivemos o primeiro encontro.

PasCom: Qual é a missão do EJE e como é a formação do grupo?

EJE: A missão do EJE é evangelizar as escolas, podendo mostrar-lhes o seu papel na Igreja, Escola, Família, enfim, com a Sociedade e principalmente com Deus. O grupo é formado por equipes: Dirigentes(coordena todo o grupo); Canto (responsável para cantar na Missa e nos encontros de formação e espiritualização); Despertar (destinada a levar a evangelização as escolas, com peças de teatro, palestras); Liturgia e Vigília (organiza os momentos de oração e a vigília) Promoção ( promover eventos para arrecadação de fundos). E cada equipe contam com casais que nos apoiam em nossas atividades.

PasCom: Qual é a espiritualidade do grupo e quais atividades desenvolvidas?

EJE: O EJE não tem uma espiritualidade definida. “Eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo quem vive em mim” – Gal 2,20. Essa passagem bíblica é o lema oficial, reflete bem o espírito do EJE: um grupo de jovens que, iluminados pelo Espírito Santo, tenta levar as outras pessoas às palavras e obras de Deus, em total doação de seus trabalhos, mostrando uma outra realidade de vida, longe das drogas e de outros vícios e junto do Pai. Temos diversas atividades no decorrer do ano: Momentos Marianos, Formações Mensais, Gincanas, Retiros, Vigílias, Eventos de Promoção, Canto nas Missas, Apresentação de peças teatrais nas escolas e o nosso Encontro Anual. Quero destacar aqui, que as atividades do EJE são abertas a toda comunidade.

PasCom: Atualmente a equipe conta com quantos componentes e o que é necessário para se tornar um membro?

EJE: Hoje o EJE, têm entorno de 45 jovens. O encontro anual é a porta de entrada para o EJE. Os interessados devem estar dentro da idade estipulada (13 aos 18), terem concorrido às vagas e terem preenchido a ficha de inscrição.

Após tê-lo feito, o jovem passa a fazer parte oficialmente do movimento e a ser chamado para outras atividades. Falando em encontro, este ano será realizado em setembro, e as inscrições já se estão abertas, interessados procure-nos.