Templates by BIGtheme NET
Home » Capela São Francisco de Assis

Capela São Francisco de Assis


 

No ano de 2001 iniciaram-se timidamente na Comunidade o Terço nas Casas das Famílias. No ano seguinte (2002) iniciaram-se a Catequese e as Celebrações da Palavra conduzidas pelo Senhor Eduardo, vindo da Paróquia Santíssima Trindade, na Escola Municipal Gente Pequena. Escola a qual foi colocada à época a disposição pelas Diretoras Marlene/Alaíde (in memorian) e é utilizada até o presente momento para ministrar os Encontros de Catequese.

 


A Catequese sempre foi fonte de fortalecimento da Comunidade, e os Catequistas sempre foram muito bem orientados pelas Irmãs da Congregação Filhas do Puríssimo Coração.

Com a Inauguração da Paróquia Imaculado Coração de Maria e a Vinda do Pároco Padre Darci, passamos a ter durante uma vez por mês aos sábados a Celebração da Santa Missa no horário das 16:00 hs na Escola Municipal Gente Pequena.

Com a boa participação da Comunidade nas Santas Missas e na Catequese na ocasião fomos presenteados com a Santa Missa aos Primeiros e Terceiros Domingos por mês.

Com a chegada do Padre Tarcisio as Missas foram permanecendo definitivas aos Primeiros e Terceiros Domingos às 10:00 hs,com a participação pouco numerosa da Comunidade.A época o ponto positivo que havia era o grande número de Catequisandos.

Tendo em vista o crescimento da Comunidade através da Catequese e ao passar do tempo das Santas Missas, falamos com o Padre Tarcisio sobre uma área Ecumênica existente em nosso Bairro e passamos então a procurar as pessoas responsáveis por aquele espaço, sem êxito. Numa tarde em Visita a Comunidade o Irmão do Paroquiano Senhor Manoel Carlos, o Padre Samuel (Mestre de Noviços, na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, na Cidade de Barretos, no Estado de São Paulo) deu a ideia de colocarmos uma Cruz ao lote. Assim o fizemos. Convidamos o Padre Tarcisio para participar da “Invasão”, como não pôde comparecer, nos deu “carta branca” para a continuidade da então “Invasão”. Reunimos os catequisandos e alguns pais. Providenciamos uma Cruz de Madeira, saímos em Procissão e demarcamos o Lote. Logo em seguida a área foi cercada e iniciada a Fundação Estrutural da Capela com a ajuda do Senhor João Barbosa (in memorian).


Com a chegada do Pároco Padre Hélio Cordeiro, que por sinal está realizando um ótimo trabalho frente as suas Ovelhas, passamos a Celebrar quinzenalmente a Santa Missa na Escola.Hoje temos Santa Missa todos os Domingos e às terças-feiras. Com o inicio das Obras na Capela, reunimos as pastorais existentes e construímos este pequeno galpão, onde reunimo-nos há cerca de 2 anos.Para dar continuidade a Obra de Construção contamos sempre com eventos como Barraquinhas,Galinhadas,Rifas…A Comunidade a cada dia se empenha cada vez mais para tornar este sonho,realidade.

 

As Pastorais existentes em Nossa Comunidade são as Seguintes:

  1. Dizimo
  2. Liturgia
  3. Grupo de Oração
  4. Catequese/Catequese com Adultos
  5. Pastoral Familiar
  6. Música
  7. Terço dos Homens
  8. Terço nas Familias

Programação de Capela São Francisco de Assis:

Domingo: Catequese com Adultos às 8h30 min

e Santa Missa às 9h30 min.

Terça-Feira: Santa Missa às 20:00 hs

Quarta-Feira: Grupo de Oração às 19:00 hs

Quinta-Feira: Terço dos Homens às 20:00 hs

Sexta-Feira: Terço nas Famílias às 19:00 hs.

Sábado: Catequese Crianças e Adolescentes às 9:00 hs.

Dados Geográficos Do Bairro Itapuã I-Parque da Gávea :

72 Quadras

2.800 Lotes

Aproximadamente 13 mil habitantes

 Onde estamos: Área Especial 4B Itapuã I

Por: Hernandes Morais Ferreira,Coordenador Capela São Francisco.