Templates by BIGtheme NET
Home » Artigos » Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

No dia 29 de setembro celebramos a festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, significa “mensageiro”.  Miguel é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel revelou a Daniel os segredos dos planos de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Nossa mãe Maria Santíssima  a concepção de nosso salvador Jesus Cristo. Rafael acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou seu pai cego.

São Miguel (Quem como Deus) glorioso príncipe e valoroso guerreiro precipitou satanás no inferno, é conhecido como o terror dos espíritos rebeldes, um dos grandes espíritos dos céus e Ministro de Deus. No antigo testamento o profeta Daniel o chamou de Príncipe protetor dos Judeus, no novo testamento ele é o príncipe protetor dos filhos de Deus e da Igreja. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8).

São Gabriel significa força de Deus, é o arcanjo da anunciação sobre o nascimento de João Batista e a encarnação do Verbo Divino no ventre de nossa mãe Maria. “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. (Lucas 1, 26-33).

São Rafael (Deus curou) Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

Santos Arcanjos, mensageiros de Deus, venham ao nosso socorro, trazei a proteção divina para nossa vida terrena e ajudai-nos a alcançar a graça de merecer desfrutar da luz do Senhor. Santos Arcanjos a quem Deus confiou a proteção deste mundo guardai-nos, orientai nosso caminhar e livrai-nos de todo o mal. Amém. 

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*