Templates by BIGtheme NET
Home » Ano da Misericórdia » Atividades de encerramento do Ano Santo da Misericórdia

Atividades de encerramento do Ano Santo da Misericórdia

1479729754490

Foi concluído no último domingo (20) em nossa Paróquia, o ano Santo da Misericórdia e a abertura e o fechamento da Porta Santa. Nas Catedrais e basílicas, essa porta foi aberta no dia 08 de dezembro de 2015 celebrando o início do jubileu da misericórdia sendo que o último jubileu com abertura da porta santa foi no ano 2000.

primeirona

O gesto da abertura da porta simbolizou que o jubileu é um tempo privilegiado, em que os devotos têm um “percurso extraordinário” para a salvação. Cruzando a porta, os fiéis que fizeram peregrinação acompanhada de confissão, comunhão no dia da peregrinação, um ato de Misericórdia e oração pelo papa ganharam indulgência desse ano Santo, com isso, foi concedida pelo Bispo dom José Ronaldo a abertura dessa Porta em nossa Paróquia e demais paróquias da diocese pensando nas pessoas que não tinham possibilidade de ir à catedral.

 

 

 

primeiraO dia foi marcado por diversas atividades, sendo iniciado com a abertura oficial da porta santa pelo padre Hélio na Matriz às 8 horas da manhã, seguida de celebração da Missa que também exaltou a solenidade de Cristo Rei fechando o ano litúrgico.

 

missaEm sua homilia Padre Hélio refletiu como Jesus é um rei diferente das concepções do mundo: “Um rei tem um exército, Cristo por sua vez ao ver Pedro tentar defendê-lo cortando a orelha do soldado Malco no momento de sua prisão, pediu que não intervisse, ao passar diante de um rei as pessoas devem se curvar, contudo foi Jesus quem se curvou diante dos discípulos no lava-pés, Na cruz Cristo foi insultado: “Tu não é o rei dos Judeus”? Salva-te e desce da cruz.” uma tentação a que Cristo fosse desviado do seu propósito. Jesus porém se manteve firme no amor. Nós muitas vezes também somos tentados as nos desviar do nosso caminho e devemos nos espelhar nos exemplos de Cristo. Jesus ao manter-se silencioso diante dos insultos, mostrou que o intuito era a salvação de todos nós, ele deu a sua vida livremente, ninguém a tomou, ele a doou por vontade. o reino de Cristo é um reino de amor, paz, de justiça. Embora o pecado nos impeça de merecer o amor de Cristo, ele nos ama e nos dá sempre a oportunidade de nos reconciliarmos com ele.”

 

terceira

 

Após a Santa Missa, aconteceram as peregrinações e orações dos fiéis e membros das pastorais à porta da Misericórdia e atendimento de confissões durante todo o dia.

 

 

 

fechamentoÀs 19 horas houve celebração da Santa  Missa e o fechamento da Porta Santa.

” Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.” (João 10,7-10)

Por: Luciane Sardinha/PasCom

Fotos: Elzo Andrade/PasCom

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*